Halo 5: Guardians é um jogo de tiro na primeira pessoa (first-person shooter), parte da série Halo e sequela de Halo 4 (2012). Revelado oficialmente a 16 de Maio de 2014, Halo 5: Guardians foi produzido pela 343 Industries e publicado pela Microsoft Studios a 27 de Outubro de 2015 para Xbox One. É o primeiro Halo FPS que não tem uma classificação "M" (Maiores de 17 anos) atribuída pela ESRB, desde a primeira versão de Halo: Combat Evolved em 2001.
Halo 5: Guardians recebeu geralmente análises positivas. Os críticos elogiaram os gráficos, o audio e o multijogador, especialmente o novo modo "Warzone". No entanto a história e a campanha foram as principais fontes das criticas. Os sites de análises agregadas GameRankings, Metacritic e OpenCritic deram a pontuação de 85.50%, 85/100 e 83, respectivamente. Halo 5 superou The Master Chief Collection em 50% na primeira semana de vendas, gerando receitas na ordem de $400 milhões, tornando-se o maior lançamento de sempre da história da série.
Jogabilidade
Em Halo 5: Guardians, as ‘habilidades de armadura’ são substituídas por uns melhoramentos conhecidos como ‘habilidades Spartan’, sempre disponíveis para todos os jogadores. Há também um maior foco na mobilidade; os jogadores podem agora em qualquer altura usar o propulsor (que permite o movimento omni-direccional), abrigar-se rapidamente ou carregar sobre um inimigo, ou criar uma onda de choque quando chocam com o chão. A função para correr continua presente mas os escudos não recarregam enquanto o jogador corre. Adicionalmente, as habilidades de escorregar e carregar são executadas quando o modo corrida está na velocidade terminal. Uma nova característica, "smart scope", permite que os jogadores apontem a mira da arma de uma maneira similar a outros jogos do género; no entanto com armas sem mira telescópica é unicamente um efeito cosmético; a 343 Industries usou a beta do multijogador para melhorar os efeitos desta característica no equilíbrio do jogo.
O head-up display (HUD) permite de novo ver qual a outra arma que o jogador possui para além da que está a usar, uma característica que tinha sido removida em Halo 4.
Halo 5: Guardians é o primeiro grande título Halo sem qualquer forma de ecrã dividido, seja local, multijogador online e campanha, bem como também não suporta jogos em LAN.No entanto os jogadores poderão jogar a campanha de modo cooperativo via Xbox LIVE.
0 comentários: